SERÁ QUE PRECISO DE UM PROJETO ELÉTRICO?

19/11/2020

Antes de falarmos um pouco como funciona esse tipo de projeto, primeiramente precisamos entender a importância do mesmo:

Uma das etapas mais importantes em uma obra ou até mesmo em uma reforma é o projeto elétrico, pois hoje em dia as residências possuem muitos equipamentos que dependem da alimentação elétrica, da iluminação e automação de alguns serviços.\ \ Além da segurança, podemos citar outros benefícios de um serviço elétrico bem executado, como economia e praticidade, pois o planejamento com antecedência evita gastos desnecessários e contribuiu para elaborar um projeto mais funcional e organizado.

O que é um projeto elétrico?

O projeto elétrico ou projeto elétrico residencial consiste em um modelo gráfico e escrito das instalações elétricas da residência, contendo todos os detalhes. Na descrição do projeto deve conter: os pontos de localização e utilização de energia elétrica; divisão dos circuitos; o trajeto dos condutores; as cargas estabelecidas; dispositivos; materiais e entre outros.

Uma instalação elétrica bem feita diminui os riscos de acidentes no projeto, como por exemplo o dimensionamento incorreto da carga residencial pode gerar queimas e grandes transtornos.

Quais as etapas de um projeto elétrico?

Geralmente os projetos elétricos podem ser subdivididos em quatro etapas.

  1. Memorial descritivo e de cálculo

O memorial é um documento que deverá conter a descrição e a justificativa do projeto, além dos métodos e cálculos utilizados no mesmo.

  1. Plantas

Nessa etapa deve-se elaborar todas as plantas do projeto, além dos esquemas e gráficos utilizados com os devidos detalhes.

  1. Especificações

Os materiais que serão utilizados na obra devem ser especificados nessa etapa, para evitar possíveis acidentes e gastos desnecessários.

  1. Orçamento

Nessa etapa é elaborado o orçamento ou gastos associados ao projeto. Por conta disso, a lista de materiais é de extrema relevância, pois ajuda evitar sobras e desperdícios.

Vale ressaltar, que o projeto deve ser elaborado e executado por um profissional especializado, para se evitar os problemas descritos acima.

Para saber mais sobre o projeto entre em contato conosco, e faça o seu orçamento grátis!

Endereço

Rua Rui Barbosa, nº 710, Centro, UFRB, antigo prédio do CETEC, Cruz das Almas – BA, CEP 44380-000

ConstruREC - Infojr UFBA