Segurança do trabalho em construções e reformas

16/12/2020

Enquanto o profissional está no canteiro de obras precisa utilizar o EPI, o equipamento de proteção individual. Esse equipamento se altera de acordo com o tipo de função que será realizada pelo funcionário. Pode ser capacete, luva ou óculos de proteção, protetor auricular até cinto de segurança para quem trabalha em altura.

Mas para isso é preciso antes de tudo, fazer uma análise das atividades que serão desenvolvidas e seus respectivos riscos durante o trabalho. Verifique tudo que possa ser realizado para melhorar as condições de trabalho dos funcionários pensando na produtividade, eficiência e segurança.

Com a análise pronta, inclua todos os EPIs no orçamento da obra e também os materiais necessários para prevenção de acidentes. Cada trabalhador tem direito e dever de ter seu próprio EPI, do qual o seu uso precisa ser individual, ainda mais pelo contexto que estamos vivendo atualmente.

Todo equipamento utilizado na construção é de obrigação do empregador fornecer. Caso o funcionário esteja se recusando a utilizar os EPIs sem justificativa apropriada, o empregador também tem todo o direito de demitir este.

Considere que o valor gasto nos equipamentos de proteção individual (EPIs) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs) será um investimento, pois permitem evitar custos desnecessários gerados por acidentes, ações na justiça e contas com despesas médicas. Além de que, a segurança no canteiro de obras é fundamental para evitar incidentes que possam vim atrasar ou paralisar sua obra.

Normas de segurança do trabalho na construção civil

As Normas Regulamentadoras (NRs) são orientações trabalhistas sobre procedimentos obrigatórios relacionados à saúde e à segurança do funcionário.

O cumprimento das orientações legais fica sob a responsabilidade das empresas privadas, públicas e pelos órgãos públicos que possuem empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho – CLT.

O não cumprimento destas normas acarretará ao empregador a aplicação das penalidades previstas na legislação pertinente. As duas principais Normas Regulamentadoras aplicadas na construção civil são:

Norma NR-18: Condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção.

\ \ Norma NR-35: Trabalho em altura.

Endereço

Rua Rui Barbosa, nº 710, Centro, UFRB, antigo prédio do CETEC, Cruz das Almas – BA, CEP 44380-000

ConstruREC - Infojr UFBA