Quais projetos eu preciso pra construir minha casa?

11/11/2020

Para iniciar uma construção é de extrema importância fazer um bom planejamento, para que a obra não dure mais do que o necessário e não gere custos além do exigido. Como parte inicial desse planejamento temos os projetos arquitetônico, estrutural, de instalações elétricas e de instalações hidráulicas e sanitárias. Mas o que de fato são esses projetos? E porque eu preciso deles?

O projeto arquitetônico é a representação de como será a sua casa. Ele se caracteriza como a materialização das ideias que você teve para o seu imóvel. Através dele é possível prever a alocação dos cômodos e quais serão as áreas de cada um deles. Ele tem como principal finalidade garantir que a obra saia exatamente como planejado ao prever possíveis problemas, e buscar adequar o projeto para que o imóvel fique igualmente funcional. Este é o projeto que servirá como base pra a elaboração de todos os outros.

Além dele, outro projeto de extrema importância é o projeto estrutural. Através dele pode-se indicar a modelagem estrutural mais adequada à edificação prevendo o dimensionamento dos elementos estruturais da edificação, como vigas, pilares, lajes, sapatas, bem como a alocação de cada um desses elementos. Além disso, através dele, também é possível prever o quantitativo de material que será utilizado para a execução do mesmo.

Outro projeto relevante é o projeto de instalações elétricas. Este compreende a destinação de pontos de tomadas, lâmpadas, interruptores, traçados dos eletrodutos e fios, além da determinação de quadros e dispositivos de proteção. Também consta com todo o dimensionamento do projeto, quanto à determinação dos diâmetros dos fios e eletrodutos, potências e a proteção da queda de tensão.

E como último dos projetos citados aqui hoje, mas não menos importante, temos o projeto de instalações hidráulicas e sanitárias. Este equivale aos projetos de distribuição de água fria, água quente e esgotamento sanitário. Através dele é possível prever como será feita a captação, o armazenamento e a distribuição de água potável até os pontos de consumo e como será feita a drenagem dessa água após o uso, direcionando-a para a rede pública de coleta e esgoto ou para o sistema séptico (fossas ou estações de tratamento). Nele é listado toda o material que deverá ser utilizado na construção deste.

Todos esses projetos são elaborados visando uma melhor ergonomia, segurança, estética da edificação, e claro, economia. Tendo todos esses projetos pode-se então calcular os custos da construção, o prazo em que ela será concluída e qual a equipe necessária para a execução.

A Construrec Jr dispõe de todos esses serviços, sendo acompanhada por professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, que são engenheiros civis devidamente regulamentados, podendo assim emitir o Atestado de Responsabilidade Técnica (ART) ao final do seu projeto.

Vem fazer seu orçamento!

Endereço

Rua Rui Barbosa, nº 710, Centro, UFRB, antigo prédio do CETEC, Cruz das Almas – BA, CEP 44380-000

ConstruREC - Infojr UFBA