Orçamento de obra: aprenda como baratear a sua construção

25/11/2020

Construir ou reformar uma casa não é um processo simples. Um dos grandes problemas para quem está construindo ou reformando é o custo da construção, e por esse motivo trouxemos dicas para você baratear a sua obra sem perder a qualidade do seu projeto.

Mas como economizar sem perder a qualidade?

A primeira dica se refere à contratação de profissionais qualificados para criar o seu projeto, para atender o seu gosto e às suas necessidades. O arquiteto e o engenheiro realizam essa função. Contratar uma mão de obra qualificada e experiente é o mesmo que aliar economia e qualidade, seja em relação aos desperdícios ou à correta realização do projeto. Por isso, não abra mão de profissionais que atendam a esses requisitos e que podem trazer um grande diferencial no orçamento final da sua obra.

Além disso, você precisa ter muito cuidado em contratar uma mão de obra capacitada para a execução do seu projeto. É interessante fazer uma pesquisa para poder comparar os valores dos pedreiros, marceneiros, pintores, eletricistas e outros profissionais do ramo. E, também verificar se estes tenham boas referências a fim de contratar bons profissionais.

Mas se o assunto é mesmo economizar dinheiro, pode ser interessante que faça você mesmo algumas partes da mão de obra, como pintar paredes, envernizar portas e janelas, instalar armários, nichos e outras peças de madeira, entre outros. Nesta situação, certifique-se que você tem habilidades para realizar os serviços economizando o máximo possível de material e, o mais importante, de forma segura. Do contrário, não vale a pena abrir mão de um profissional.

Economizar nas compras dos materiais pode ser determinante para o custo da obra, então uma pesquisa de preços ainda é a melhor forma de controlar os gastos. Visite diversas lojas e fornecedores para encontrar o melhor custo-benefício, uma vez que, o produto mais barato não significa ser o melhor para o seu imóvel. Você deve conversar com profissionais que te ajudarão nesta escolha.

Por fim, acompanhe a sua obra de perto, questione os profissionais sempre que achar necessário. Montar um cronograma é essencial, certifique-se que esteja sendo seguido, pois os atrasos não só aumentam os gastos com mão de obra, levam também a materiais estocados sem precisão. Sem contar nos aborrecimentos causados por uma obra atrasada.

Siga esses cuidados, irão amenizar as chances de atrasos e de desperdícios na sua construção.

A ConstruREC Jr. atua na área de orçamentos e quantitativos, qualquer dúvida entre em contato conosco, estamos dispostos a te ajudar nesse momento tão incrível, que é construir a sua CASA.

Endereço

Rua Rui Barbosa, nº 710, Centro, UFRB, antigo prédio do CETEC, Cruz das Almas – BA, CEP 44380-000

ConstruREC - Infojr UFBA