Etapas de uma reforma

06/05/2021

Quando pensamos em reformar uma residência, principalmente quando se trata de um apartamento, diversos cuidados devem ser tomados. O primeiro passo é sempre buscar profissionais qualificados. Mas quais os outros? Buscar conhecimento sobre como acontece uma reforma e o que acontece em cada uma dessas etapas torna o trabalho mais fácil. Confira a seguir quais são as etapas de uma obra;

1. Planejamento

Reformar começa por planejar. Cada alteração estrutural na planta, em acabamento, revestimento ou pintura precisa ser planejada em detalhes juntamente com os profissionais, não apenas com o engenheiro ou arquiteto, mas com o pedreiro, eletricista, pintor ou marceneiro.

2. Proteção

É fundamental tomar cuidados com a proteção da estrutura, dos móveis, janelas, vidros e revestimentos existentes. Você não quer iniciar uma reforma pra sair no prejuízo não é?! A proteção contra riscos, quebras e proteção contra a poeira resultante das obras pode ser feita de maneira simples, com jornais, plástico bolha, lonas, papelão e tecidos.

3. Momento de demolir

Nesta etapa da obra devemos considerar o trabalho dos profissionais e a correta verificação sobre a estrutura do edifício, para que seja feita de uma maneira segura, conforme o exigido em normas (NR18). Outro cuidado necessário é planejar com antecedência o que fazer com o entulho originado a partir da demolição, vale lembrar que nem todo entulho de obra é igual, esses resíduos são divididos em classes e cada uma delas precisa ser destinada de forma específica, de acordo com o Conama nº 307/2002.

4. Reconstrução

Esse é o momento de construir e executar as modificações que foram feitas em projeto. As novas paredes que vão dividir os ambientes, se elas serão de alvenaria, drywall ou algum outro método construtivo, onde ficam localizadas as portas e janelas e de quais tipos cada uma vai ser.

5. Instalação elétrica e hidráulica

Depois de ter os ambiente bem definidos inicia-se a etapa de instalações das peças hidráulicas e da parte elétrica. É importante contratar profissionais que executam serviços de elétrica e hidráulica com antecedência, bons profissionais dessa área são muito concorridos, contratando antes será possível se planejar melhor.

Deve-se também levar em conta as mudanças frequentes de torneiras, descargas e outros objetos, que a cada dia estão mais modernos e tem utilização e capacidades diferentes do que eram no passado, além das instalações elétricas, tais atualizações podem trazer vantagens quanto ao consumo de energia por exemplo.

6. Gesso e acabamento

Uma das etapas que mais vai trazer sujeira ao apartamento, mas que ao mesmo tempo já começa a delinear o novo visual de cada cômodo, é o preparo do forro de gesso. Se atente e escolha profissionais que você tenha referência.

7. Instalação de bancadas

As pedras de bancadas e algumas outras peças pesadas que são chumbadas devem ser instaladas antes da fase de acabamento.

8. Pintura e revestimento

A partir dessa fase os ambientes já parecem transformados e já não precisamos de tanta imaginação para visualizar como tudo vai ficar quando estiver pronto.

É importante analisar cada um desses ambientes e ao que cada uma das paredes será exposta, para escolher o tipo correto de tinta a ser utilizada.

Os revestimentos são colocados após a pintura, para que não haja manchas e riscos, tendo atenção ao nivelamento do piso e das paredes e também com os materiais utilizados na colocação destes.

9. Luminárias

É importante ficar atento com a potência das lâmpadas a serem instaladas na luminária, pois algumas luminárias possibilitam ter mais de uma lâmpada em único ponto, nesse caso é importante dimensionar os cabos e o disjuntor novamente, para realizar a troca, caso seja necessário. Consulte seu engenheiro ou eletricista para os devidos ajustes

10. Marcenaria

Antes de iniciar essa etapa da reforma, deve-se providenciar a entrega dos eletrodomésticos, pois alguns podem ser embutidos na marcenaria.

Escolher móveis para casa sempre gera dúvidas, para espaços pequenos, leve em consideração a instalação de móveis planejados.

Pronto! Fácil, não é?! É muita informação, são muitos detalhes, mas tenho certeza, se contar com a ajuda de bons profissionais orientados, como nossa empresa, você terá muito menos problemas durante a obra e mais satisfação ao final dela.

Se ainda restou alguma dúvida, entre em contato conosco, estamos à disposição!

Endereço

Rua Rui Barbosa, nº 710, Centro, UFRB, antigo prédio do CETEC, Cruz das Almas – BA, CEP 44380-000

ConstruREC - Infojr UFBA