Como saber se eu posso construir mais um andar?

09/12/2020

Ampliar a edificação pode ser um desejo de quem quer abrir um negócio e aproveitar o espaço de casa pra isso, ou até mesmo um desejo de uma família que cresceu e já está ficando apertado manter todos na mesma casa, entre outras possibilidades. Mas como saber se a estrutura atual da minha edificação suporta a construção de um novo pavimento?

Para isso é preciso fazer uma análise detalhada de cada um dos elementos da estrutura, esta deve ser feita por um profissional da engenharia civil, preferencialmente os que trabalham como estruturalistas.

E como fazer essa análise?

Bom, existem algumas possíveis respostas para essa pergunta, então, hoje vamos listar um passo a passo pra que você possa identificar em qual estágio se encontra.

Em primeiro lugar é importante saber se você tem os projetos da sua edificação, mais especificamente o projeto estrutural. Nele contém a descrição de cada um dos elementos estruturais, como a fundação, os pilares, as vigas, etc. Esses elementos são geralmente calculados de modo a suportar a carga que foi proposta inicialmente e ter esse projeto em mão não significa que você pode construir um novo andar, mas já é um ótimo começo.

Caso você não tenha esse projeto, é importante fazer um estudo da fundação pra saber qual tipo foi utilizado e qual a profundidade, além de estudar o solo do local, identificando se ele é estável ou se tem algum risco de deslizamento ou desmoronamento (observar prédios vizinhos pode ajudar a identificar a resistência do solo), bem como identificar cada um dos elementos estruturais da edificação, fazendo assim um projeto de levantamento cadastral da estrutura já existente. Dessa forma será possível saber quanto de carga a estrutura atual suporta.

Tendo então esse projeto estrutural, partimos para o próximo passo. Pra isso é necessário ter em mente como será o pavimento a ser construído, se ele será igual ao pavimento anterior ou se algo completamente novo, e também definir quais serão os materiais utilizados para a construção. Além disso também é importante saber se os pavimentos serão independentes ou não, visto que é necessário projetar a escada de acesso. A partir dessas definições vamos calcular a carga a qual a estrutura será exposta após a ampliação. Assim, será possível saber se os elementos estruturais existentes são compatíveis.

Em caso de a estrutura atual ser compatível, mãos a obra! Mas e se ela não for? Eu preciso derrubar tudo e fazer de novo? Não, neste caso pode-se fazer um reforço estrutural, que consiste em modificações feitas para aumentar a capacidade de resistência do imóvel, como por exemplo o aumento da dimensão de um determinado elemento, entre outras maneiras.

Salientamos que ter um acompanhamento profissional e um bom planejamento é de extrema importância. Não queremos provocar nenhum acidente não é mesmo?

Caso você queira saber um pouco mais sobre isso é só entrar em contato conosco. A Construrec Jr trabalha desenvolvendo projetos estruturais, serviços de perícia e vistoria e muitos outros, vem fazer seu orçamento gratuito.

Endereço

Rua Rui Barbosa, nº 710, Centro, UFRB, antigo prédio do CETEC, Cruz das Almas – BA, CEP 44380-000

ConstruREC - Infojr UFBA