Orçamento de obra: aprenda como baratear a sua construção
Construir ou reformar uma casa não é um processo simples. Um dos grandes problemas para quem está construindo ou reformando é o custo da construção, e por esse motivo trouxemos dicas para você baratear a sua obra sem perder a qualidade do seu projeto.
Mas como economizar sem perder a qualidade?
A primeira dica se refere à contratação de profissionais qualificados para criar o seu projeto, para atender o seu gosto e às suas necessidades. O arquiteto e o engenheiro realizam essa função. Contratar uma mão de obra qualificada e experiente é o mesmo que aliar economia e qualidade, seja em relação aos desperdícios ou à correta realização do projeto. Por isso, não abra mão de profissionais que atendam a esses requisitos e que podem trazer um grande diferencial no orçamento final da sua obra.
Além disso, você precisa ter muito cuidado em contratar uma mão de obra capacitada para a execução do seu projeto. É interessante fazer uma pesquisa para poder comparar os valores dos pedreiros, marceneiros, pintores, eletricistas e outros profissionais do ramo. E, também verificar se estes tenham boas referências a fim de contratar bons profissionais.
Mas se o assunto é mesmo economizar dinheiro, pode ser interessante que faça você mesmo algumas partes da mão de obra, como pintar paredes, envernizar portas e janelas, instalar armários, nichos e outras peças de madeira, entre outros. Nesta situação, certifique-se que você tem habilidades para realizar os serviços economizando o máximo possível de material e, o mais importante, de forma segura. Do contrário, não vale a pena abrir mão de um profissional.
Economizar nas compras dos materiais pode ser determinante para o custo da obra, então uma pesquisa de preços ainda é a melhor forma de controlar os gastos. Visite diversas lojas e fornecedores para encontrar o melhor custo-benefício, uma vez que, o produto mais barato não significa ser o melhor para o seu imóvel. Você deve conversar com profissionais que te ajudarão nesta escolha.
Por fim, acompanhe a sua obra de perto, questione os profissionais sempre que achar necessário. Montar um cronograma é essencial, certifique-se que esteja sendo seguido, pois os atrasos não só aumentam os gastos com mão de obra, levam também a materiais estocados sem precisão. Sem contar nos aborrecimentos causados por uma obra atrasada.
Siga esses cuidados, irão amenizar as chances de atrasos e de desperdícios na sua construção.
A ConstruREC Jr. atua na área de orçamentos e quantitativos, qualquer dúvida entre em contato conosco, estamos dispostos a te ajudar nesse momento tão incrível, que é construir a sua CASA.
5 Passos que você precisa fazer antes de Construir ou Reformar
Amianto: o que é e por que foi banido da área da contrução civil?
Como saber se eu posso construir mais um andar?
Orçamento de obra: aprenda como baratear a sua construção
O que é um Projeto cadastral e porque eu preciso dele?
Quais projetos eu preciso pra construir minha casa?
Segurança do trabalho em construções e reformas
SERÁ QUE PRECISO DE UM PROJETO ELÉTRICO?
ConstruREC - Infojr UFBA