Tipos de cimentos

O QUE É O CIMENTO?

Cimento é, basicamente, um pó fino de cor acinzentada (geralmente), resultante da queima do calcário, argila e posterior adição de gesso. Usualmente são acrescentadas outras adições, como alguns óxidos, escória e outros tipos de argilas. Por possuir algumas propriedades aglomerantes e ligantes, quando entre em contato com a água, ele enrijece. Depois de endurecido, o cimento não tem como se decompor mais.

O cimento é um dos materiais mais utilizados na construção civil, pois através da mistura dele com outros materiais, como areia e pedra brita, pode-se obter o concreto, que é muito utilizado em diversas estruturas, sendo alguma delas as fundações, pilares, vigas, lajes, calçadas e pavimentos. Além de estar presente na fabricação de argamassas de blocos, tijolos, pisos e revestimentos.

Por conta disso, existe uma grande variedade desse aglomerante no mercado, para as mais diversas finalidades e com mais diversos custos benefícios. Para isto listamos, alguns dos principais tipos, para você fazer a melhor escolha para sua obra.

CP – I

O Cimento CP I, ou Cimento Portland comum, foi o primeiro tipo lançado no Brasil e é considerado o mais puro, não possui adições, além do gesso, que atua como retardador de pega. Esse modelo é ideal para ser utilizado em construções em concreto no geral, onde não há agressividade do ambiente, como por exemplo exposição de sulfatos, salinidade ou águas subterrâneas. Se sua obra não exigir propriedades especiais do cimento, esse tipo é o ideal.

CP – II

É o tipo de cimento mais fácil de ser encontrado no Brasil, quando se trata de cimento Portland, pois corresponde de mais de 60% de todo cimento produzido no país. Conhecido como cimento composto, por possuir adição de outros materiais e por conta disso libera menos calor quando em contato com água. Comumente utilizado em construções e estruturas em geral, e é recomendado a construções com presença de sulfatos. As adições podem ser escória de alto forno, material pozolônico e fíber carbonatico.

CP – III

Conhecido como Cimento Portland de Alto Forno, o CP-III é o segundo tipo mais consumido no Brasil e é considerado o mais ecológico no país, por liberar menos CO2 na atmosfera e aproveitar a escória, que é o rejeito das siderúrgicas. A adição de um maior teor de escória lhe confere maior durabilidade, maior impermeabilidade e baixo calor de hidratação. Sendo assim, esse tipo de cimento é recomentado para obras de grande portes e em ambientes agressivos como esgoto, barragens, pavimentação de estradas e entre outros

CP – IV

O CP-IV ou Cimento Portland Pozolânico possui altos teores de material pozolânico como o próprio nome sugere, por conta disso possui propriedades semelhantes ao CP-III e estabilidade no uso com agregados que são reativos. Por possuir uma cura lenta e demorar para endurecer, é recomendado para obras que possuem grandes volumes de concreto.

CP – V

Comumente conhecido como Cimento Portland de Alta Resistência Inicial, por adquirir altas resistências nos primeiros dias de aplicação, por conta disso possui um alto calor de hidratação. Não é indicado para concreto massa, pois corre o risco de gerar fissuras/trincas na estrutura, se a concretagem for feita sob insolação, em dias muitos secos ou com ventos. Geralmente é recomendado á produção de pisos industriais, argamassa armada, produção industrial de artefatos e etc.

CP – B

O Cimento Portland Branco se diferencia dos demais, por possuir uma coloração branca devido ao menor teor de minério de ferro. Esse tipo de cimento possui duas classes: a classe estrutural, utilizada no concreto branco para fins arquitetônicos; e a não estrutural, recomendada para finalidades estéticas como no rejuntamento de azulejos.

CP – RS

O Cimento Portland Resistente ao Sulfato, possui a propriedade de resistir a ambientes que sofre a ação de agentes sulfatadas, como esgotos, águas industriais, alguns tipos de solo e água do mar. Os cimentos CP I, CP II, CP lII, CP IV e CP V-ARI podem ser considerados resistentes ao sulfato, desde que sigam algumas recomendações presentes nas NBR 5737.

As informações sobre o tipo de cimento são encontradas na embalagem, através do seguinte modelo de código:

Quais os tipos de cimento

Iae, me conta, qual desses você compraria para sua obra?

Saiba Mais >

Endereço

Rua Rui Barbosa, nº 710, Centro, UFRB, antigo prédio do CETEC, Cruz das Almas – BA, CEP 44380-000

ConstruREC - Infojr UFBA